Rio Grande Granitos

Granitos Rio Grande

Granites Santa Cecilia

 

 

O Granito é uma rocha formada por um conjunto de minerais, todavia sua composição é basicamente a seguinte: Quartzo, um mineral incolor; o Feldspato (ortoclase, sanidina e microclina), responsável pela variedade de cores, dentre elas: avermelhada, rosada e creme-acinzentada; e a Mica (biotite e moscovite), que confere o brilho à rocha.

As cores de granito mais encontradas na natureza são as de tons cinzento e avermelhado, contudo encontram-se nas cores: branco, preto, azul, verde, amarelo e marrom. Além disso, os granitos podem apresentar minerais como: anfíbolas (hornblenda), piroxenas (augite e hiperstena), olivina, zircão, dentre outros.

 

Características do Granito

  • Rocha ígnea (formada pelo resfriamento de magma derretido);
  • Alto grau de dureza;
  • Cristalino;
  • Coloração variada.

 

História do Granito

O primeiro povo a extrair e utilizar o granito foram os egípcios e, posteriormente, os romanos. No Egito, a rocha era utilizada na construção de monumentos e túmulos faraônicos já que eles se preocupavam muito com a estética. Já na Idade Média, o granito passou a ser usado largamente nas casas e nas igrejas. Atualmente é muito utilizado na construção civil bem como para ornamentos e decoração de interiores.

 

Extração de Granito no Brasil

O Brasil é um dos principais produtores de granito e está entre os maiores exportadores do mundo. Cada estado brasileiro possui extração da rocha e dependendo do local, o granito varia de tonalidade. Assim, entre os tipos de granito mais valorizados do Brasil está o baiano, no qual as rochas são azuis (Azul-Bahia); enquanto em Minas Gerais são na cor lilás (Lilás-Gerais) e no estado de São Paulo, por sua vez, são verdes (verde-ubatuba).

 

Diferença entre o Granito e o Mármore

O granito é mais duro e resistente do que o mármore, uma vez que é composto basicamente de três minerais (mica, feldspato e quartzo), enquanto o mármore é formado por um mineral e calcita. Ademais, o granito não possui tantos veios, sendo menos poroso que o mármore. Em relação à coloração, o granito é mais mesclado e apresenta pontos pretos, enquanto o mármore possui uma cor mais uniforme. Uma maneira de identificar se a rocha é mármore ou granito é riscando a superfície: o mármore risca, enquanto o granito – devido a sua resistência – não pode ser riscado.

 

Fonte: https://www.todamateria.com.br/tipos-de-granito-caracteristicas-e-composicao/

 

Veja nossas outras páginas:

Granitos Caxias do Sul

Granitos Pelotas

Granitos Porto Alegre

Granitos Santa Maria

Granitos Gravataí

Granitos Viamão

Granitos Novo Hamburgo

Granitos São Leopoldo

Granitos Canoas